29 de março de 2008

Reflexão.


Cidadania começa em casa!




A corrupção, a fome, a violência, a falta de ética e de respeito às leis; essa é a rotina do nosso País, infelizmente, há anos. E aí ficamos nós acomodados em nossos lares, a criticar o político corrupto, o empreiteiro explorador, o policial desonesto, o juiz mafioso, o comerciante ladrão e assim por diante......
Ora direis, como posso eu ser responsável pelos desmandos do país? Se sou um simples cidadão, funcionário público, profissional liberal ou empresário e cumpridor dos meus deveres cívicos. Somos responsáveis sim, pois se no atacado fazemos tudo mais ou menos certo, no varejo, é que estão as nossas contribuições para este estado de coisas que estamos vivenciando ultimamente. Meditem profundamente e tirem suas conclusões!
Quem de nós, nunca ultrapassou um sinal fechado! Furou uma fila! Deixou um filho menor dirigir! Não pediu ou forneceu uma nota fiscal ou recibo para sonegar impostos! Jogou lixo na rua! Subornou ou aceitou propinas! Dirigiu com umas “duas” na cabeça! Discriminou alguém por causa da sua opção sexual e por ai vai!! Quantos de nós sonha em ter um amigo político poderoso que consiga um favorzinho ou emprego para alguém da família, geralmente despreparados e descompromissados com o serviço público, e sem capacitação profissional a que estão sendo preteridos!
São expedientes deste tipo e ações como estas, pequenas, porém inúmeras a nível nacional, que criam e fortalecem essa sociedade da qual tanto reclamamos, sem darmos conta de que nós estamos, RELMENTE, ajudando a solidificá-la, lamentavelmente e pior, estamos passando esse modo de governar e de comportamento cidadão torpe, para nossos filhos e netos.
Temos que cuidar primeiramente da nossa casa, a Cidade, e do nosso condomínio, nosso Estado, e solidificar nossas ações cívicas e de cidadania, objetivando sempre o respeito às leis, ao cidadão e ao patrimônio público.
Devemos sempre dar os bons exemplos de cidadãos e participar mais, direta ou indiretamente, da sociedade em que vivemos, contribuindo assim, para a melhoria de vida e das relações sociais, profissionais e interpessoais, dando exemplos claros e inequívocos das nossas responsabilidades sociais e políticas, assim estaremos contribuindo sempre para que a nossa Cidade, nosso Estado e nosso País tenha um futuro melhor
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails